Inovação pode ser encarada como um processo, afirma especialista em palestra na EAESP

  • Home
  • Notícias
  • Inovação pode ser encarada como um processo, afirma especialista em palestra na EAESP

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP) realizou, na última terça-feira, dia 20 de outubro, a palestra “Inovação: Agora Isso é Comigo”. Denilson Shikako, músico, tecnólogo e CEO da Fábrica da Criatividade, falou sobre os principais passos para desenvolver uma mentalidade inovadora.

O consultor utilizou a história de Arquimedes, famoso por sair correndo nu pelas ruas de Siracusa gritando “Eureka!” ao descobrir o princípio do empuxo, justamente para desmistificar que a inovação dependa de momentos de iluminação. “O próprio Arquimedes demorou seis meses para descobrir este princípio, que na verdade era uma resposta ao desafio do rei à época que queria descobrir se duas coroas de ouro que haviam sido encomendadas eram de ouro puro ou não. Para resolver este desafio, o matemático grego chegou à conclusão de que o nível de água que transborda de um recipiente equivale ao peso do objeto mergulhado, que é o princípio da principal lei da hidrostática”, explicou o palestrante.

Denilson, que estudou durante 12 anos princípios de neurociência, disse que o exemplo de Arquimedes aponta que, para se ter um espírito inovador, é necessário treinar o cérebro para isso. “Existem formas de tornar o cérebro mais acessível a processos que tornam a pessoa mais criativa”, ressaltou.

O primeiro passo do processo, segundo o especialista, é começar a ter momentos para parar para pensar. O simples fato de parar para pensar em um movimento já altera um pouco a percepção sobre a vida. O próximo passo é como transformar uma ideia inovadora em uma realidade. “Muitas vezes, tem-se a ideia de que é preciso criar algo fora da curva quando, na realidade, pequenas modificações tangíveis são suficientes para produzir grandes inovações”, garantiu.

Segundo o consultor, as duas grandes tendências do mundo da inovação são o compartilhamento de ideias e o envolvimento de toda a equipe, do presidente ao estagiário,  em prol da inovação. Outro aspecto fundamental do processo de inovação, de acordo com Denilson, é a necessidade de mensuração de resultados. “Os bons projetos de inovação são aqueles que podem ser mensurados, cujos resultados podem ser apresentados e que conseguem agregar valor ao negócio”, concluiu.

 

Outras Notícias

24/02/2011

Semana de Desenvolvimento

Diretor da FABEA participa de palestra na Semana de Desenvolvimento promovida pela ALCOA.

24/02/2011

Módulo Ohio está com inscrições abertas para 2011

Transforme seu MBA em um MBA Internacional participando do programa Internacional do Convênio FGV/ISAN e Ohio University.

23/02/2011

Conheça o Pre DBA Program

FGV lança o Pre DBA Program, curso é voltado a preparar executivos para ingressar em doutorado internacional.

22/02/2011

Revista eletrônica sobre Educação a Distância

O FGV Online acaba de lançar uma publicação semestral eletrônica, que irá abordar temas de interesse do universo da Educação a Distância, sob uma perspectiva acadêmica e científica.

Voltar

Aluno FABEA

Para ter acesso a área do aluno, digite seu nome de usuário e senha.

Conheça nossas instalações